As políticas públicas para a sustentabilidade urbana adotadas pela Prefeitura de Niterói renderam ao município o convite como única cidade brasileira a participar do Connective Cities Dialogue Event: Climate Proofing Urban Development, evento de meio ambiente que está acontecendo na Alemanha. Além de Niterói, apenas outras duas cidades da América Latina fazem parte do grupo de participantes: a argentina Buenos Aires e a mexicana Cidade de Mérida.
Niterói foi representada no evento pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, que falou aos presentes sobre o plano Niterói Resiliente, abordando a experiência do Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas. Ele mostrou as obras de contenção de encostas, drenagem, programa Niterói Mais Verde – com a implantação de parques em 50% do território de Niterói, reflorestamento de encostas e o programa Niterói Jovem Eco Social. Também foram destaque a modernização da Defesa Civil de Niterói com aquisição de pluviômetros, sirenes, salas de gestão de emergência, entre outras ações; implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil – NUDEC´s; programa Niterói Contra Queimadas e a nova Usina de Biodigestão, em implantação pela Clin no Morro do Céu, e que vai produzir energia a partir de matéria orgânica.
Durante o encontro internacional, na cidade alemã de Dortmund, Grael também apresentou o Programa Região Oceânica Sustentável, que inclui a despoluição do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu. O convite para Niterói foi fruto da repercussão internacional da experiência da cidade em políticas públicas para a sustentabilidade urbana, adaptação e resiliência climática.
O secretário Axel Grael, ainda na Alemanha, buscará parcerias importantes para Niterói, como o apoio de entidades e empresas alemãs para a despoluição das lagoas de Piratininga e Itaipu e o desenvolvimento do Plano de Ação de Mudanças Climáticas de Cidade de Niterói, envolvendo, não só a Prefeitura, mas a sociedade civil, universidades e outros órgãos públicos.
“A Prefeitura de Niterói quer definir ações efetivas para iniciativas de responsabilidade climática, assim como a adaptação e plano de respostas a emergências. Ainda neste ano, queremos realizar um encontro latino-americano de cidades e clima, e estou na busca do apoio de instituições alemãs para isso”, contou Axel Grael.
O secretário adiantou, também, que a elaboração do Plano de Ação de Mudanças Climáticas da Cidade de Niterói poderá incluir a visita de uma delegação de especialistas em políticas públicas sobre clima de cidades alemãs a Niterói e a organização da visita de lideranças de destaque no desenvolvimento do Plano de Ação do governo, sociedade civil e academia, à Alemanha, para conhecer in-loco as boas práticas.
“Há muito mais por vir. Vamos em frente, rumo à sustentabilidade de Niterói”, comemorou o secretário Axel Grael.