O Núcleo Avançado de Educação Infantil Ângela Fernandes, em Piratininga, Região Oceânica, recebeu na manhã desta quarta-feira (21), a visita de representantes da tribo Noke Kuim, que fica no Acre. A comitiva indígena, que está em Niterói, desde o último dia 16, tem como objetivo promover o resgate da contribuição que os povos indígenas tiveram na formação do país.
O grupo tem à frente o pajé Metsa Varinawa, grande liderança de seu povo, além de ser composta por jovens músicos. O pajé Metsa é professor das escolas indígenas, agente agroflorestal e coordenador do grupo cultural Varivakivu, formado pelos jovens da aldeia.
Integrantes do Projeto Varivakivu, o pajé e o músico Pocha Varinawa foram recebidos por professores, alunos e funcionários, que puderam compartilhar um pouco da sua cultura com a realização de diversas atividades. Durante o encontro, eles falaram sobre a vida na aldeia e de suas tradições sociais, culturais e espirituais usando a música e as danças típicas.
O projeto Varivakivu é formado por jovens músicos da aldeia e realiza viagens pelo Brasil promovendo palestras, rodas de conversa, contação de histórias e apresentações culturais. Os índios da tribo Noke Kuin estarão em Niterói até a próxima segunda e se apresentarão em várias escolas.
Os Noke Kuin
Na última década, os Noke Kuin vêm realizando viagens aos centros urbanos para palestras, rodas de conversa e contação de histórias e apresentações culturais para divulgar sua cultura ancestral, em especial suas lindas músicas.