Neste final de semana a cidade de Niterói vai se tornar a capital da ciência e tecnologia. Nos dias 17 e 18 serão realizados, no Caminho Niemeyer, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que faz parte do evento HackNit. A etapa regional da Olimpíada acontece das 8h às 18h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. O HackNit será realizado no Museu da Ciência e Criatividade, conhecido como Cúpula da Fundação Niemeyer.
A OBR é uma das muitas atividades científicas que tem como tema a robótica. Seu objetivo principal é incentivar os jovens às carreiras científicas-tecnológicas, além de promover debates e atualizações no ensino. Estudantes de ensino fundamental, médio e técnico, de escolas públicas e privadas participam do evento.
Já o HackNit é um hackathon, evento que reúne, na forma de maratona, programadores, profissionais ligados ao desenvolvimento de software, designers, empreendedores, professores e interessados por temas sensíveis à administração pública, com objetivo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e aplicáveis que otimizem os serviços prestados pela Prefeitura de Niterói ou sua própria gestão interna.
Neste hackathon, o foco das soluções a serem desenvolvidas devem aplicar Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT) e conectividade entre sistemas. A etapa de Ideação ocorrerá neste fim de semana, onde serão apresentados os desafios e as equipes desenvolverão as ideias para solucioná-los. Os participantes receberão orientação de mentores das áreas de negócio e técnicas e, ao fim, apresentarão, no formato de pitch, projetos para responder aos problemas lançados, com o uso das tecnologias disponibilizadas. As propostas serão analisadas e julgadas segundo critérios preestabelecidos, sendo classificadas para a segunda fase as 10 melhores ideias.