A divulgação da pesquisa SPC Brasil sobre a queda acentuada da confiança do consumidor, nesta sexta-feira (26), só comprova que Niterói está na contramão da situação que se encontra o país e, principalmente, o Rio de Janeiro. Enquanto no estado 6.762 empregos foram perdidos neste semestre, a Cidade Sorriso, só em junho, criou 304 novas vagas.
“Claro que a cidade não é uma ilha diante da grave crise da construção civil, do setor de óleo e gás e da retração do comércio e serviços, mas vamos seguir apoiando os empreendedores”, disse o prefeito de Niterói Rodrigo Neves, que se mostrou muito preocupado com a situação do estado: “em 2018, a União arrecadou R$ 170 bilhões do Rio e só devolveu R$ 33,3 bilhões. É necessário rever o escopo do ajuste fiscal que garroteia investimentos e ter um programa federal com apoio à retomada do capital privado. Sem isso, a crise econômica e social do Rio vai se agravar”, completou.
A pesquisa também indica a gravidade da crise econômica e do desemprego no país. A expectativa de melhora da economia caiu de 41,8% em janeiro para 26,5%, e a desesperança subiu de 19,1% para 33,8%.