A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sapê, em Pendotiba, foi inaugurada nesta quarta-feira (5), Dia do Meio Ambiente. A construção é uma parceria da Prefeitura de Niterói com a Águas de Niterói, em um investimento de R$ 36 milhões. A unidade é a nona em operação na cidade e tem capacidade para tratar até 63 litros de esgoto por segundo, atendendo os bairros Sapê, Ititioca, parte de Santa Bárbara e Caramujo.
“A ETE Sapê conta com uma tecnologia de ponta utilizada com muito sucesso na ETE Maria Paula. Esse será mais um passo importante rumo à universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade”, ressaltou o superintendente da Águas de Niterói, Alexandre Boaretto.
De acordo com o ranking divulgado pelo instituto Trata Brasil, desde 2009, a cidade está em primeiro lugar entre os municípios do estado do Rio de Janeiro e se consolidou entre as mais bem colocadas do Brasil.
“Fizemos um esforço muito grande e planejamento integrado para a universalização do serviço de água e esgoto. Foram R$ 150 milhões de investimentos neste período, com estações consideradas como as mais modernas do Brasil”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.