Na manhã desta terça-feira, no Teatro da UFF, ocorreu a solenidade de assinatura do Termo de Cessão de Uso do Cinema Icaraí da universidade junto à Prefeitura Municipal de Niterói. Tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico do município, o imóvel será revitalizado e gerido pela prefeitura, que utilizará o prédio para fins exclusivamente culturais por um período de 40 anos, além de concluir as obras do novo Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), no campus do Gragoatá.
Durante o evento, o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega afirmou que a parceria entre UFF e prefeitura é apenas um dos muitos acordos que a instituição e o município terão pela frente, reforçando que o trabalho continuará sendo transparente, como vem ocorrendo em todos os níveis administrativos da universidade.
“Os processos licitatórios começarão o mais breve possível e a expectativa é que as obras tenham início ainda este ano”, reforçou.
Já o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, relembrou sua trajetória na universidade.
“A prefeitura de Niterói e o povo desta cidade não vão faltar com a UFF. A instituição é fundamental para o crescimento sustentabilizado da nossa cidade. Vamos investir cerca de R$ 45 milhões na recuperação do cinema e na conclusão do Iacs, construindo uma história muito bonita em defesa da instituição”, afirmou Neves.
Fizeram parte da solenidade, além do reitor e do prefeito, as secretárias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia e de Fazenda, respectivamente, Flávia Monteiro de Barros e Giovanna Vícter. Além disso, participaram do evento professores, alunos e servidores da UFF, bem como vereadores, secretários, assessores e outras autoridades municipais.
“A UFF e a Prefeitura de Niterói dão um exemplo de ousadia e resiliência entregando à cidade dois novos prédios justamente no momento em que vivemos a desconstrução da imagem das universidades públicas e o contingenciamento de verbas de custeio. Tenho absoluta certeza de que a universidade vai sair mais forte da situação que estamos enfrentando”, comentou Antonio Claudio.
Atendendo a um antigo desejo da comunidade, a reforma do Cinema Icaraí prevê a recuperação total do telhado – laje, madeiramento, telhas e calhas -, revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original, bem como dos pisos, paredes e tetos, e também das esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados.
Segundo o diretor do Iacs, Kleber Santos de Mendonça, a conclusão das obras reforçará a estrutura dos cursos oferecidos aos mais de 3.500 alunos matriculados no instituto. Na visão dele, parcerias com a prefeitura funcionam como uma prestação de contas e serviços à população.
“Formamos cidadãos capazes de gerar transformações sociais importantes para a sociedade”, ressaltou.
Já o diretor do Centro de Artes da UFF, Leonardo Caravana Guelman, definiu o acordo como um momento histórico, destacando a importância dessa parceria, que envolve arte, cultura e cinema. Ele aproveitou a ocasião também para apresentar ao público um curta-metragem sobre a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), que passará a contar com um local exclusivo no prédio para suas atividades, com um palco adequado para o ensaio dos músicos e espaço para a guarda de seus instrumentos e partituras.
“A UFF e a Prefeitura de Niterói dão um exemplo de ousadia e resiliência entregando à cidade dois novos prédios justamente no momento em que vivemos a desconstrução da imagem das universidades públicas e o contingenciamento de verbas de custeio. Tenho absoluta certeza de que a universidade vai sair mais forte da situação que estamos enfrentando”, conclui o reitor Antonio Claudio.