Royalties serão usados para custear dragagem do Canal de São Lourenço, obra necessária para a retomada do setor com geração de emprego e renda
A Prefeitura de Niterói vai investir R$ 200 milhões para financiar a obra de dragagem do Canal de São Lourenço. Esperada há 40 anos, a intervenção aumentará a profundidade do canal de 7 metros para 12 metros e permitirá a entrada de navios de grande porte para impulsionar o setor de reparos e off shore, além de atividades portuárias. Os secretários municipais Giovanna Victer (Fazenda) e Luiz Paulino Moreira Leite (Desenvolvimento Econômico) reuniram-se, nesta semana, com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domênico Accetta, para definir o cronograma do projeto.
“A dragagem do Canal de São Lourenço é um dos principais fatores para a recuperação da indústria naval e a retomada de empregos no setor”, destacou Giovanna. “Queremos alavancar a economia e, principalmente, criar novas oportunidades de trabalho na cidade. Para isso, faremos um investimento usando recursos provenientes dos royalties. O retorno para o Município será enorme, tanto na geração de empregos, quanto em tecnologia, com reabertura de um mercado que está enfrentando sérias dificuldades”.
Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino lembra que, para ajudar na revitalização da Indústria Naval, a Prefeitura financiou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), orçado em R$ 772 mil. O levantamento foi concluído e entregue ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em janeiro deste ano.
“Os trabalhos serão realizados de acordo com as orientações técnicas do Inea. Vão ganhar o município, estado e o governo federal. É uma iniciativa focada no viés econômico”, disse Luiz Paulino.