Objetivo da parceria é a troca de experiências nas áreas de educação, cultura, esportes, turismo e saúde pública
Niterói recebeu, nesta semana, uma delegação chinesa da cidade de Zibo. O encontro, que aconteceu no MAC, teve como objetivo a assinatura de um protocolo de intercâmbio e cooperação nas áreas de educação, saúde pública, cultura, turismo e esportes.
O protocolo prevê o intercâmbio de funcionários do governo municipal das duas cidades para trocas de experiências bem-sucedidas, a cooperação em investimentos e comércio, o intercâmbio educacional estabelecendo relações entre escolas-irmãs internacionais para professores e estudantes, a cooperação em saúde pública, com foco em hospitais, entre outras iniciativas.
O secretário de Governo, Comte Bittencourt, que recepcionou a delegação chefiada pelo vice-prefeito de Zibo, Gao Qingbo, falou sobre a parceria com a cidade chinesa.
“Estamos muito animados em iniciar esta parceria que trará mais um incentivo no debate das políticas públicas. Apesar da distância, as duas cidades têm muito em comum, principalmente no que diz respeito ao compromisso com a educação e com o meio ambiente, buscando ações sustentáveis”, pontou o secretário.
O vice-prefeito de Zibo, Gao Qingbo, lembrou que a amizade entre Brasil e China é antiga e que tem grande expectativa com esta parceria. Ele contou que a população de Zibo atualmente chega a 4,7 milhões em uma área de cerca de cinco mil quilômetros quadrados. A cidade tem tradição na produção de cerâmica e de seda, e conta com um forte complexo industrial.