Prefeitura monitora o desempenho do novo sistema de transportes para aprimorar serviço

Com uma semana de funcionamento, a operação do sistema BHLS na TransOceânica transcorreu sem acidentes nos 9,3 km de novas vias. O monitoramento realizado pela Prefeitura de Niterói mostrou um ganho de 20 minutos no percurso da Região Oceânica a Charitas. No período, o sistema chegou ao pico de 2 mil pessoas/hora na estação Charitas. Cerca de 40 profissionais continuam distribuindo mais de 15 mil folhetos explicativos para a população nas 13 estações e nos pontos de ônibus ao longo do corredor de transportes.

A Prefeitura continua analisando o desempenho do sistema para aprimorar ainda mais o serviço nas próximas semanas. Ajustes pontuais estão sendo feitos nas telas de Led com informações para os passageiros, nos painéis que informam o tempo de chegada dos ônibus e na sinalização no interior das estações.

O Município cobrou dos consórcios que operam o BHLS a regularização da frequência dos veículos ao longo das 13 estações.  Foi observado um espaçamento maior que o previsto em uma das linhas, na manhã de segunda e terça-feira. Na quinta, já houve ajuste na programação da frota.

Quem aprovou o novo sistema foi Lucas Paes Barreto Terraorim, que mora há 13 anos no Cafubá. Ele trabalha em um shopping no Centro de Niterói e está usando o BHLS para chegar ao trabalho desde segunda-feira.

“A locomoção ficou bem mais rápida. Agora eu não preciso sair de casa correndo. Posso fazer minhas coisas com mais tranquilidade porque sei que o ônibus vai passar em frente a minha casa e sem demora. Antes eu levava cerca de 1h30 de casa ao trabalho, agora estou levando aproximadamente 40 minutos” contou Lucas Paes.

É importante que a população colabore respeitando a sinalização ao longo da pista exclusiva do BHLS. Nos três primeiros dias de funcionamento, os ônibus do BHLS foram acompanhados por batedores da NitTrans para evitar acidentes. Vale lembrar que os ônibus do BHLS circulam a 40 Km/h no corredor exclusivo e a 30 km/h nas proximidades das estações.

Cerca de 40 pessoas atuam na divulgação do início da operação do corredor viário para informar a população sobre a circulação do BHLS e garantir a segurança dos usuários. Também foram desenvolvidas campanhas de conscientização sobre o uso das faixas exclusivas de BHLS nas redes sociais da Prefeitura (https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/). Trinta e seis agentes de trânsito da Nittrans atuam em todo o percurso dos novos ônibus, em especial nas rotatórias e nos cruzamentos.