Três amigas de infância e um amor em comum: a proteção animal. E desse amor, surgiu a Pacotinhos de Amor, uma página de proteção animal no Facebook que possui cerca de 11 voluntários, que ajudam no resgate, na venda de rifas, na arrecadação de medicamentos e rações, caronas solidárias e lares temporários em Niterói. Já no primeiro mês de criação da fun page, foi possível conseguir 70 adotantes para 70 animais, entre gatos e cachorros. Meu papo é com a Simone Albert, uma das protetoras de bichinhos carentes, que atua nesta rede de amor que só cresce. Conheça a Pacotinhos de Amor e saiba como ajudar.
Flavia: Embora o Facebook seja um canal de fácil acesso para alcançar outros protetores, qual a maior dificuldade hoje, da Pacotinhos de Amor, para ajudar os animais?
Simone: A maior dificuldade hoje em dia é conseguir lares temporários para os animais. As pessoas não se abrem muito para recebê-los em casa, principalmente cachorros que demandam um espaço maior. Fora o medo de doenças e de não saber lidar. Quando a gente resgata, colocamos dentro de nossas próprias casas e fazemos isso tudo usando nossos recursos, através de vaquinhas, por meio de uma poupança onde cada um contribui, como pode, mensalmente. Cuidamos do animal até que ele fique pronto para a adoção. O apoio de escolas, comunidades e instituições seria fundamental para continuarmos esse trabalho. Contamos com a ajuda da Prefeitura de Niterói para realizar castrações gratuitas, através do CCPAD e do CCZ. Também necessitamos de um local para o pós operatório dos animais que são castrados.
Flavia: Além do trabalho de resgate e ajuda, o grande desafio deve ser conscientizar a população sobre a importância da castração e da denúncia de maus tratos. O que ainda precisa ser feito?
Simone: A conscientização da população precisa ser realizada nas escolas, nos espaços públicos, nas comunidades. A cartilha produzida pela prefeitura é de grande importância e contribui para promover a informação sobre a importância da castração. Quando os animais não são castrados, eles tendem a se proliferar e isso aumenta o problema, gerando um grande número de animais de rua, em comparação ao número de adotantes. As denúncias de abandono e maus tratos são ações que precisam virar rotina. Existem órgãos competentes para punição de maus tratos contra os animais, mas as leis precisam ser mais severas neste sentido.
Flavia: Tem algum animal que marcou, através de alguma história de superação?
Simone: Um dos casos mais especiais, foi o do gatinho Nutella. Ele foi encontrado em uma rua, muito machucado, ferido, talvez por maus tratos, briga na rua ou atropelamento. Estava cheio de bicheira, se arrastando pela rua, mas conseguimos resgatá-lo apesar da dificuldade. Por meio de rifas, apelo nas redes sociais e vaquinhas, conseguimos uma clínica com um preço justo para levá-lo e fizemos de tudo para salvar a vida do Nutella. Infelizmente ele teve que amputar uma das patinhas e pela falta de dinheiro, não pudemos mantê-lo na clínica, mas ficou em um lar temporário. O Nutella sobreviveu, se tornou um lindo gato e conseguimos uma adotante maravilhosa, que desejou ficar com um animal especial. Ainda existe muita solidariedade e amor pelos animais. Isso é gratificante!
Flavia: Para quem está lendo o nosso papo e quer fazer parte da Pacotinhos de Amor, qual o primeiro passo? Como ajudar?
Simone: Existem diversas formas de ajudar. A nossa página no Facebook divulga sempre muitos animais para adoção, quanto mais as pessoas puderem compartilhar os pedidos de adoção para lar temporário e para conseguir adotantes, mais o nosso trabalho seguirá positivo. Nós também postamos rifas com preços acessíveis para comprar alimentos e remédios para os animais, portanto aceitamos contribuições, seja comprando rifas ou doando medicamentos, comida, caminhas e até areia para os gatinhos. Curta a nossa página no facebook Pacotinhos de Amor e faça parte dessa rede de proteção!
Simone Albert é psicóloga e atua como integrante da rede de proteção animal Pacotinhos de Amor, em Niterói.
Facebook: @pacotinhodeamor