O corredor de transportes da TransOceânica entrará em operação no próximo dia 27. A via exclusiva para ônibus do sistema BHLS (Bus of High Level of Service) tem 9,3 quilômetros de extensão, 13 estações em 12 bairros e liga a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói através do túnel Charitas-Cafubá. A obra, esperada há mais de 40 anos pelos niteroienses, deve reduzir o tempo de percurso em cerca de 30% e beneficiará 125 mil pessoas diariamente. Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Os veículos terão portas dos dois lados para também circularem pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva. Niterói é a única cidade do Estado do Rio com esse modelo de transporte.
A migração dos ônibus municipais para a pista exclusiva acontecerá de forma gradual. Nesta primeira fase, serão criadas três novas linhas, com 43 ônibus automáticos no sistema BHLS, que seguirão até o Centro via túnel Charitas-Cafubá: Oceânica 1 (Piratininga x Centro), Oceânica 2 (Itaipu x Centro) e Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato). Não haverá necessidade de baldeação, já que dos pontos finais (em Itaipu e Piratininga) até acessar a via expressa, os coletivos continuarão fazendo o itinerário atual, atendendo os passageiros nos pontos já utilizados.
A população permanecerá atendida em todos os trajetos. As novas linhas Oceânicas, que seguirão até o Centro de Niterói, substituirão as linhas 38 (Itaipu), 39 (Piratininga) e 39B (Piratininga x Charitas) e 38B (Itaipu x Charitas). Continuam em operação na Região Oceânica, sem passar pelo túnel Charitas-Cafubá, as seguintes linhas: 38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha), 39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha); 46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí), 52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha) 54 (Sapê x Piratininga), 55A (Várzea X Piratininga). Apenas a linha 52A (Baldeador X Itaipu via túnel Charitas-Cafubá) sofrerá alteração. O novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas.
Com piso na altura do passeio público, os novos ônibus têm ar-condicionado, capacidade para 90 passageiros e são adaptados para o transporte de deficientes físicos. O valor da passagem, que atualmente é de R$ 3,90, será o mesmo das demais linhas municipais. A velocidade máxima permitida para os coletivos será de 40 km/h no corredor expresso e 30 km/h nas estações.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, explica que a operação do corredor viário permitirá a migração de 44% do tráfego de ônibus municipais para a pista exclusiva.
“A obra, que se destaca por sua importância para a mobilidade urbana de Niterói, possibilitará maior fluidez no trânsito e melhor qualidade de vida para os moradores, além de ser referência em sustentabilidade e segurança para os usuários”, afirmou.