Integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói resgataram um bicho-preguiça que havia se escondido dentro de uma caixa d’água em uma residência no bairro de Pendotiba. A casa fica próxima a uma região de floresta.
O bicho-preguiça resgatado foi um dos mais de 400 animais silvestres socorridos somente este ano na cidade – um aumento de 38,56% já no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018 houve um aumento no número de resgates de animais silvestres de 40,81% em relação a 2017.
O subinspetor Edson Jorge Martins, responsável pela Coordenadoria Ambiental da Guarda, conta que são resgatados animais silvestres como atobás, tartarugas, filhotes de gambás, corujas, porcos-espinhos, bichos-preguiça, tamanduás, capivaras, caranguejos e até mesmo as temidas cobras. Ele atribui o aumento do número de resgates ao maior conhecimento, por parte da população, do trabalho da patrulha ambiental. Os resgates são acionados, em sua maioria, através do telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
“Se o cidadão se deparar com um animal silvestre ferido, fora do seu habitat ou em local inapropriado, ele deve se afastar lentamente e ligar para o Cisp pelo número 153 como fez essa família que avisou sobre a preguiça. Se o animal se sentir acuado ou ameaçado ele pode atacar, se machucar e machucar a pessoa. A patrulha ambiental irá ao local para fazer o resgate”, orientou, acrescentando que a preguiça foi reintegrada ao seu habitat natural, no Parque da Cidade, na Zona Sul da cidade.