O treinamento dos motoristas que irão trabalhar nas linhas de ônibus do corredor exclusivo do sistema BHLS (Bus of High Level of Service) da TransOceânica começou no último sábado (06). Tiveram contato com o novo trajeto 40 dos 80 motoristas que atuarão diariamente no percurso.
O secretário de Planejamento, Modernização da Gestão e Orçamento, Axel Grael, acompanhou o início do treinamento ao lado do secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, e do administrador Regional da Região Oceânica, Carlos Boechat.
“O trabalho desses motoristas vai ser muito importante porque há muita expectativa da população em relação à obra, que vai melhora muito a mobilidade na região”, disse Axel Grael.
A nova frota conta com 43 ônibus automáticos. Os coletivos têm piso na altura do passeio público, quatro portas, sendo duas de cada lado (duas para o corredor viário e duas para paradas comuns), ar-condicionado e são adaptados para o transporte de deficientes físicos. Cada veículo tem capacidade para transportar 90 passageiros, sendo 32 sentados e 58 em pé. A velocidade máxima permitida para os coletivos será de 40 km/h no corredor e 30 km/h nas estações.
“Esta etapa de treinamento será importante para conscientizar os moradores quanto à sinalização do corredor exclusivo e adaptar os motoristas ao novo tipo de ônibus e à pista. Nosso principal objetivo é garantir a segurança dos usuários e moradores. Também será realizada a distribuição de material informativo das novas linhas para a população”, lembrou o secretário de Urbanismo, Renato Barandier.