Maquiagem é “complemento” indispensável nesse período de festas. Mas, como na época do verão e do calor a pele pode ficar mais sensível, o ideal é usar a maquiagem de forma minimalista, evitando aquele ar pesado, bem como possíveis alergias.
A dermatologista Eloísa Ayres sugere que, ao invés da base, se use um filtro solar com cor e controle de oleosidade. Outra escolha fundamental é o produto de maquiagem de boa procedência, conferindo sempre a sua validade. Quem sabe que é alérgica, use só hipoalergênicos ou maquiagens minerais, produzidas com produtos naturais, sem química ou cores artificiais.
“Nunca se esqueça de remover toda a maquiagem na hora de dormir. À noite, a pele deve estar limpa, hidratada e pronta para um bom sono”, ensina.
Acabou a festa, o que fazer? Segundo Eloísa Ayres, o ideal seria aproveitar para dar um descanso para a pele.
“Isso significa limpar bem com higienizador adequado ao seu tipo de pele, pela manhã e à noite. De dia, use um filtro solar fluido e bem levinho, sem alta cobertura, e água termal à vontade. De noite, use um bom hidratante. Se tiver um tempinho, faça uma esfoliação leve com esfoliante natural e reforce a hidratação com uma máscara facial rica em ácido hialurônico”, comenta.
O cardápio festivo também reflete na aparência, pois as comidas pesadas podem provocar dificuldades de digestão, náuseas e enjoos e essas alterações do tubo digestivo acabam afetando a pele.
“Se não conseguiu se controlar e passou dos limites na ceia, faça uma dieta detox no dia seguinte, bebendo bastante líquido, evitando carboidratos e gorduras. Que tal fazer um chá de camomila para beber e aproveitar para colocar um pouco para gelar e usar na pele em compressas a cada duas horas”, sugere a dermatologista.
Feito isso, aproveite belamente esse período de festas. Sua pele agradece.