Mais dois lassalistas também receberão a homenagem: Irmãos Ignácio e Nery
Quase dois anos após a despedida do Irmão Amadeu Egydio (Silvino José Fritzen), o diretor por mais de quatro décadas do Colégio La Salle Abel receberá nova homenagem: trata-se do título póstumo de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, instituição da qual foi um dos fundadores e primeiro reitor. A honraria é concedida por universidades a quem se destaca no seu fazer, tendo ou não trajetória acadêmica. Marcada para o dia 6 de dezembro, a cerimônia contará ainda com a outorga do título para mais dois importantes gestores lassalistas: os Irmãos Ignácio Lúcio Weschenfelder e Israel José Nery.
Natural do povoado de Linha Comprida, em Montenegro (RS), Irmão Amadeu fincou raízes em Niterói, adotou a cidade e foi adotado por ela após três mandatos à frente do Colégio La Salle Abel. Ao longo da vida, recebeu diversas homenagens, sendo eleito Cidadão Niteroiense, Cidadão Fluminense, Cidadão Araruamense, Mestre do Ano, Melhor Diretor do Ano em Niterói, Personalidade Educacional, entre outros títulos. A última homenagem em vida foi em 2016: o Prêmio “Sou de Niterói”, realizado pelo Globo Niterói. Irmão Amadeu faleceu no dia de Natal, em 25 de dezembro de 2016, aos 96 anos.
O Irmão Ignácio Lúcio Weschenfelder foi o segundo reitor do Unilasalle-RJ (2006-2014). Sob o seu comando, a instituição de ensino alcançou, junto ao MEC, o título de centro universitário, em julho de 2012. Investiu na educação voltada aos mais pobres, assim como o fundador da Rede La Salle, o patrono dos educadores, São João Batista de La Salle (1651-1719). Foi durante a gestão do Irmão Ignácio, em 2009, que surgiu o Centro Educativo e de Promoção La Salle (CEPLAS), agora Escola La Salle Rio de Janeiro. Prestes a completar dez anos de história, a obra social mantida pela Rede oferece, a cada ano, pré-escola de qualidade e gratuita para 100 crianças carentes da cidade.
Já o Irmão Israel José Nery, autor de 72 livros e mais de 500 artigos, participou de momentos importantes da Rede, como a Missão La Salle em Beira, Moçambique (1992), e mesmo fora dela, já tendo integrado por duas vezes a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.