Na manhã de hoje (27), o Rio Yacht Club (conhecido como Sailing), na Estrada Fróes, recebeu uma visita ilustre: uma capivara. O animal chegou um dia após uma forte chuva, que pode ter sido o motivo do animal ter aparecido.
A presença do roedor não é uma novidade na nossa cidade. Existem registros de grupos de capivaras em alguns pontos, como na Ponta da Areia e na enseada de São Lourenço, nas imediações do pedágio da Ponte Rio-Niterói.
“O animal pode ter se desgarrado desses locais e se deslocado para a Enseada de Jurujuba”, disse o ambientalista e secretário-executivo de Niterói, Axel Grael.
Após a sua visita ao Sailing, a capivara voltou para o mar e mais tarde, provavelmente o mesmo animal foi visto em Charitas por membros da Guarda Ambiental de Niterói, que pretendiam captura-la para leva-la novamente para próximo do seu habitat natural.
“É sempre uma sensação de muito alívio e felicidade saber que a Baía de Guanabara está viva e ainda abriga uma fauna tão diversa. É um sopro de esperança ver que o sonho de vê-la despoluída e com o seu ecossistema restaurado é possível”, completou Axel.
É importante esclarecer que a capivara não é um animal agressivo, mas, por ser selvagem, não deve ser molestado ou agredido.