Figuras renomadas apontaram estratégias para crescer no setor que movimentou R$ 400 bi ao ano no país
Nesta semana, 200 empresários participaram do II Fórum Gastronômico Sebrae na Mesa em Niterói. O chef com estrela do Guia Michelin, Elia Schramm; o criador do Brownie do Luiz, Luiz Quinderé; e o fundador da franquia Billy the Grill, Luiz Felipe Costa, compartilharam diferentes receitas para o sucesso. O evento teve como objetivo ajudar empresários da região a se destacar no mercado que movimenta R$ 400 bilhões por ano no Brasil.
“A troca de experiências é uma dose de coragem, porque compartilhamos não só as vitórias, mas também as derrotas, nossa principal fonte de aprendizado”, apontou Elia Schramm, chef que comandou as cozinhas da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
O coordenador da regional Leste Fluminense do Sebrae Rio, Leandro Marinho, reforça a importância da troca de experiências.
“Se o empresário aprender com os erros já cometidos por outros empreendedores, ele sai na frente. Dessa forma, economiza tempo e dinheiro, otimizando o próprio negócio”, explicou.
Comida caseira, preço justo e valorização do fator humano. Esses são os ingredientes do sucesso da rede de restaurantes Billy the Grill, que cresceu 15% ao mês no último trimestre.
“Nosso foco não é o dinheiro, mas as pessoas que compõem o dia a dia da empresa. Só trabalhamos com parceiros que compartilham os mesmos valores e olham para o mesmo objetivo”, explicou o empresário Luiz Felipe, que fundou também as marcas Vizinhando e Naa! Sushi Bar. Hoje, junto com Billy the Grill, somam mais de 55 lojas em sistema de franchising.
A história de Luiz Quinderé, do Brownie do Luiz, também serviu como estímulo para os empresários. O comerciante, que começou a vender os famosos doces aos 15 anos no recreio da escola em que estudava na Zona Sul, hoje é uma das referências de empreendedorismo jovem no Brasil. Atualmente, a marca conta com mais de 500 pontos de venda, quatro lojas físicas e uma fábrica própria.