Proposta prevê a revitalização desde o entorno do Mercado São Pedro até o Gragoatá
A prefeitura de Niterói promete dar uma nova cara à Avenida Visconde do Rio Branco, a mais importante do Centro. A proposta prevê a revitalização desde o entorno do Mercado São Pedro, passando pela nova Praça Araribóia, até o Gragoatá. O edital de contratação da empresa responsável pelas obras será lançado no próximo dia 22, aniversário da cidade. O projeto, a cargo do escritório Burle Max, visa a valorizar a proximidade com a Baía de Guanabara, construindo espaços (pequenas arquibancadas, praças e deques) para que a vista do mar possa ser apreciada.
Entre as inovações planejadas está a mudança de local da estátua de Araribóia, que ganhará mais destaque ao ser deslocada 20 metros, para ficar entre dois grupos de tamareiras. Para essa reforma, a prefeitura vai desapropriar um estacionamento e a antiga sede da Transtur, deixando livre o caminho para o mar. Com a obra, também será revitalizado o entorno do shopping Bay Market. A ampliação do bicicletário, que fica ao lado da estação das barcas, também está prevista.
“A repaginação tem o objetivo de melhorar a mobilidade com a implantação de um corredor de transporte público, com espaço para ciclovia em todo esse trecho. O paisagismo proposto pelo escritório Burle Max contempla a modernização e revitalização da área próxima à estação das barcas”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
As calçadas ganharão um mosaico feito com pedras portuguesas de três cores.
“A ideia é dar prioridade ao pedestre, requalificando o espaço para contemplação da paisagem. Serão 25 espécies de árvores, como pau-brasil, pau-ferro, aroeiras, ipês-amarelos e roxos”, contou o paisagista Gustavo Leivas, do escritório Burle Max.
Fonte: O Globo Niterói