A UFF ganhou destaque internacional ao integrar oficialmente neste ano a Comissão de Antropologia dos Esportes da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES), cuja coordenação é do professor do Departamento de Antropologia da UFF, Luiz Fernando Rojo. No próximo ano, os planos da comissão, integrada por 40 pesquisadores de 17 países, são de lançar a primeira revista internacional da área.
“A ideia (da revista) é ter um espaço que, com a visibilidade da associação internacional, facilite o intercâmbio de conhecimento de pesquisadores isolados, construindo redes de pesquisa e troca de saberes. Seria uma forma de fazer com que a produção dos pesquisadores apareça e de estabelecer uma circulação de informações”, disse Rojo.
Segundo a doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFF, Cilene Lima, uma revista internacional sobre a temática ampliará a disseminação dessas pesquisas e colocará ainda mais peso na importância dos estudos do corpo e esporte enquanto fatos sociais.
“Existe uma relevância nos estudos dessa área ainda em formação, que pensam o esporte como um fenômeno social, com as complexidades inerentes às estruturas da sociedade em que estamos inseridos. Tal campo não apenas compõe a sociedade, como também explica muitos eventos, a exemplo das últimas copas do mundo de futebol e suas relações diretas com os momentos políticos que vivemos”, comentou.
A ideia é sediar a revista na universidade, consolidando a UFF como referência na área.