Niterói comemorou o Dia da Árvore, nesta sexta-feira (21), com plantio e distribuição de mudas no Parque da Cidade, além de atividades educativas no Instituto Brasil-França. A cidade tem motivos para comemorar: nos últimos cinco anos, foram plantadas mais de 50 mil mudas em diversos bairros da cidade. De 2014 a 2018, o projeto Verdes Notáveis, por exemplo, já realizou o plantio de cerca de 4 mil mudas em bairros como São Francisco, Sapê, Engenho do Mato e Pé Pequeno. Em Icaraí, as pitangueiras plantadas no ano passado já estão dando frutos.
O objetivo do Verdes Notáveis é plantar mudas nativas da Mata Atlântica em locais onde não exista conflito com o mobiliário urbano. Os resultados são árvores nativas como pitangas e cajueiros crescendo em locais como os canteiros da Rua General Silvestre Rocha e da Avenida Prefeito Sylvio Picanço. O projeto de reposição florestal para compensação ambiental pelas obras da Transoceânica, por sua vez, está levando 12,5 mil mudas para 48 mil metros quadrados de áreas da Montanha da Viração, que integra o Parnit (Parque Municipal de Niterói – Unidade de Conservação de Proteção Integral).
O município tem três viveiros de mudas em pleno funcionamento: o do Horto do Fonseca, construído através de parceria com a Ecoponte, que produz 40 mil mudas por ano de espécies de mata atlântica e frutíferas; o viveiro de Itaipu com capacidade de produção de 20 mil mudas por ano; e o maior deles, na sede da Clin, em São Lourenço, que produz 100 mil mudas/ano.