Programação tem workshops de cervejas belgas e niteroienses, anúncio da árvore-símbolo da cidade e lançamento de selo comemorativo
O Parque Prefeito Ferraz, popularmente conhecido como Campo de São Bento, celebra os seus 110 anos com uma feira Niterói-Bélgica, em homenagem ao belga Arsène Puttemans, paisagista que projetou o parque de Icaraí. Durante os três dias de feira (21, 22 e 23 de setembro), realizada pelo Consulado Belga e pela Prefeitura de Niterói, a gastronomia vai ficar por conta do Pedal Gourmet, com comidinhas brasileiras e belgas. Para os pequenos, vai ter Teatro dos Smurfs (a franquia foi criada pelo belga Pierre Culliford) no sábado e domingo (22 e 23), às 13h. Também no final de semana, um selo belga e um selo niteroiense de cerveja oferecem workshops de produção da bebida, às 15h30. Estão programadas atrações musicais para a sexta, sábado e domingo.
Na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, serão expostas fotos antigas do acervo de Memórias da Divisão de Documentação e Pesquisa (DDP). Artistas plásticos também foram convidados para pintar, em tempo real, banners fixados no gradil do Campo. A data será marcada, ainda, pelo anúncio do Cambuí como árvore-símbolo de Niterói e o lançamento de um selo oficial comemorativo com os Correios. Durante o evento, o Campo de São Bento também será reconhecido como patrimônio belga no exterior.
Desde semana passada, está no ar a campanha #OCampoFaz110, que convida os niteroienses a compartilhar fotos de memórias no parque. Para participar, basta mandar as imagens para o e-mail [email protected] ou postar, no Instagram, com a hashtag #OCampoFaz110. Até o momento, o projeto já recebeu mais de 300 fotos. As fotos serão exibidas durante os dias da feira no telão.