Triste
Uma notícia muito triste marcou a última semana, com o incêndio que destruiu, no último domingo, o Museu Nacional, que ficava Quinta da Boavista. Com seu acervo primoroso, era um dos mais importantes do País e do mundo. Lá estavam raridades arquelógicas e documentais. Com 200 anos de existência, sua destruição deixa uma grande lacuna em nossa História.
Futsal
A Associação Desportiva Estrela Azul inicia seu projeto social com aulas de futsal gratuitas para crianças de 6 a 15 anos, no complexo Esportivo Caio Martins, em convênio assinado com a Suderj. As aulas acontecem às quartas, sextas e sábados, de manhã e à tarde. Inscrições deve ser realizadas na secretaria do local, entre 14 e 16h.
Cultura
Quem não é estudante ou está longe dos 60 também pode ter 50% de desconto em todas as atrações culturais pagas da rede Sesc RJ, no estado do Rio de Janeiro. Toda pessoa que doar 1 kg de alimento não-perecível na compra de ingresso, para qualquer atividade cultural da instituição, ganhará desconto de 50% sobre o valor. A iniciativa é válida em todos os espetáculos e shows pagos das unidades do Sesc do Estado.
Alimentação
Na próxima segunda-feira, o Bistrô MAC realiza o workshop “O Despertar da Consciência Alimentar”. O evento terá palestras e dinâmicas com as chefs Isabela Castro, que falará sobre o poder das especiarias; Anelise Rezende, tratando o tema do alimento como bem-estar; Amanda Navegantes, falando de alimentação com plantas alimentícias não-convencionais (Pancs); e terminando com Juliana Mahast, que abordará o Sagrado Feminino.
Bingo
A Apada realizará, em 17 de setembro, uma tarde divertida na Casa da Amizade, com bingo solidário. O encontro terá direito a lanche especial e prêmios. Os convites estão a venda e custam R$ 20.
Sucesso
O empresário Henrique Apolinário, proprietário da rede de barbearias La Barbiere, expande seus negócios e comemora o sucesso da sua nova empresa 3RH Consultoria, que tem como foco investimento na produção e exportação de vinhos.
Vinho em alta
As baixas temperaturas no Brasil, principalmente nas regiões do sul e sudeste, fazem com que os consumidores bebam uma das bebidas mais caras do inverno: o vinho. De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o Brasil está em 14º no ranking mundial da produção, com 340 milhões de litros produzidos em 2017. Mesmo estando longe do primeiro lugar ocupado pela Itália, principal produtora com 4,25 bilhões de litros (2017), ainda há muito a ser explorado neste mercado.
No Brasil, segundo a Wine Intelligence, por volta de 1,7 milhões de usuários compraram vinho na internet ano passado, o que representou um aumento de 40% em relação a 2016. Não é à toa que o país está em 3º lugar no número de consumidores online de vinhos, atrás da China e Reino Unido, o que aponta um crescente mercado do e-commerce, e ótimas perspectivas para o lojista online, que consegue preços competitivos e praticidade para esse público ávido pelos prazeres de Baco.
Efeitos nocivos
Por sua vez, o abuso do álcool, pouco discutido e tido como menos nocivo em relação a outras drogas, tem ganhando cada vez mais espaço entre os universitários. Ao menos 86,2% deles já experimentaram álcool. Justamente a faixa etária entre 14 e 34 anos é a que mais consome a droga lícita e 12% da população adulta é dependente de bebida alcoólica. Esses são alguns levantamentos realizados pela professora doutora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ana Regina Noto. Ela também é coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (Nepsis).
Mudança no mercado
Os brasileiros têm comprado cada vez mais em sites internacionais e a principal razão para esse fenômeno são os preços atrativos dos produtos, em relação aos praticados nas lojas virtuais no País. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 29% dos consumidores conectados fizeram compras em sites internacionais nos últimos 12 meses. Desse total, 67% afirmaram que os valores mais baixos tiveram influência na hora de comprar em lojas online fora do Brasil, enquanto 46% apontaram a possibilidade de achar artigos difíceis de serem encontrados localmente. Outros 46%, procuram variedade de produtos e 35% vão em busca de itens novos que quase ninguém possui. Os itens mais adquiridos são vestuário, calçados e acessórios.
Nome limpo
O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, tem sido chamado de “Sugar Daddy” nas redes sociais — uma expressão de origem americana, que representa a figura do homem mais velho que banca financeiramente suas companheiras mais jovens. O apelido, atribuído ao presidenciável, foi devido à sua principal proposta de campanha batizada como “Projeto Nome Limpo”, que visa ajudar os brasileiros que estão com o ‘nome sujo’, a quitar seus débitos e limpar o nome junto ao SPC.
Posse
Estão circulando os convites para a posse de Andreia Ladislau na Academia Fluminense de Letras, que será seguida de um coquetel para convidados.