Com habilidade de um sábio contador de histórias, Martinho da Vila apresenta, no projeto “Clássicos do Samba”, nesta quarta-feira (12) às 19h, no Teatro Municipal de Niterói, o show “Martinho da Vila, Violão e Cavaco”, acompanhado de Gabriel de Aquino (violão) e Alan Monteiro (cavaquinho). Após o show, o cantor e compositor lança, na Sala Carlos Couto, anexa ao Municipal, o livro “Conversas Cariocas”, uma antologia de crônicas.
No show, o sambista vai mostrar um repertório repleto de seus grandes sucessos, como “Pra que Dinheiro”, “Segure Tudo”, “Casa de Bamba”, “Quem é do Mar”, “Canta Canta Minha Gente”, entre outros.
Entusiasta das letras, Martinho divide seu tempo entre a música e sua carreira de escritor. É membro da Academia Carioca de Letras e da Divine Académie Française des Arts, Letres e Culture. Entre suas 15 obras, destacam-se “Os Lusófonos”, “Ópera Negra”, “Joana e Joanes – um Romance Fluminense”, “Barras, Vilas & Amores”, “Fantasias, Crenças e Crendices” e “Kizombas, Andanças e Festanças”. Alguns desses títulos foram traduzidos para o francês.
Já “Conversas Cariocas”, lançado pela Editora Malê, traz textos leves, escritos a partir de vivências do autor nas ruas do Rio, nas quadras das escolas de samba e em suas viagens pelo mundo; sobre sua paixão pelo Vasco da Gama e seu refúgio em Duas Barras.
“Escrever, assim como compor, é um exercício árduo, que requer muita disciplina. Mas a crônica é um estilo que me ajuda. Escrever crônica, para mim, é até mais fácil que compor um samba”, revelou Martinho.
O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro 35, no Centro. Os ingressos custam R$ 80 (inteira).