Entre aproximadamente 700 cidades participantes do Ranking Connected Smart Cities 2018, Niterói conquistou a 10ª colocação, subindo oito posições na comparação com 2017. A cidade também ficou em 10° lugar na categoria Tecnologia e Inovação. O levantamento foi divulgado nesta semana, no Connected Smart Cities, em São Paulo.
Em sua 4ª Edição, o ranking tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: Geral; por Eixo Temático; Região; e por Faixa Populacional, que também é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
O 1° lugar no Ranking Connected Smart Cities 2018 ficou com Curitiba (PR), seguida por São Paulo (SP). O 3° lugar foi conquistado por Vitória (ES), seguida por Campinas (SP) e Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguida por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ).
“Essa edição foi especial e conta com muitas novidades. Foram cerca de 300 palestrantes e 90 painéis, com apresentações simultâneas em nove palcos, além da presença de cerca de 150 prefeituras e 60 entidades nacionais e internacionais”, comentou Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities.
Em Tecnologia e Inovação, Niterói apresenta um número de ligações à Internet de 40 mil/100 mil habitantes, 27 patentes por 100 mil habitantes, conexões de banda larga com mais de 34 MB atinge 14% e 20% dos trabalhadores com ensino superior, entre outros dados.