Foram mais de 300 inscritos e 41 projetos selecionados

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Cultura divulgará os vencedores do edital de fomento às produções audiovisuais em Niterói. Foram mais de 300 inscritos e 41 projetos selecionados. Nesta semana, o prefeito Rodrigo Neves visitou as obras da sala multiúso do Centro Petrobras de Cinema, em São Domingos, e também celebrou os dois anos da Parceria Público Privada (PPP) com o Reserva Cultural.

O edital, junto à Ancine, foi lançado em abril com investimento de R$ 6 milhões para diferentes linhas de ação, como produção de obras cinematográficas de longa, curta e média metragem, telefilmes, obras seriadas para TV, entre outros.

“O cinema e o audiovisual tem tudo a ver com Niterói, cidade que terá o primeiro museu do cinema brasileiro. O município tem capital humano que inova e produz muito neste segmento. Acredito muito na economia criativa”, afirmou Neves.

A subsecretária municipal de Cultura, Danielle Barreto Nigromonte, conta que foram recebidas muitas inscrições de pessoas da cidade, de municípios do interior e da própria capital.

“Neste edital, as pessoas terão que filmar em Niterói e as temáticas são relacionadas à cidade. São 12 linhas de ação”, explicou.

Durante a visita às obras da sala multiúso, o prefeito lembrou que este será o maior auditório da cidade com capacidade para mais de 500 pessoas. O espaço, que vai homenagear o cineasta niteroiense Nelson Pereira dos Santos, fará parte do complexo do Museu do Cinema.

“A previsão é de que a sala fique pronta no fim deste ano e o museu em 2020. Vai ser o primeiro museu interativo de Niterói e o primeiro museu de cinema do Brasil. Estamos levando muito a sério a visão de transformar Niterói na capital do cinema. É uma atividade indutora, com geração de emprego e renda”, enfatizou Neves.