Lars Grael e Samuel Gonçalves, velejadores do Rio Yacht Club, de Niterói, conquistaram no último domingo (12) o vice-campeonato europeu da Classe Star, na cidade de Flensburg, na Alemanha.
A disputa do título reuniu 71 tripulações de 16 países e, dentre os participantes, estavam seis campeões mundiais.
O campeonato foi marcado por condições climáticas muito adversas, com tempestades e fenômenos climáticos que esvaziaram as águas do “fiorde”, onde as competições ocorreram, fazendo com que os barcos encalhassem no cais do Flensburger Segel-Club (Iate Clube de Flensburg).
Mesmo com toda a dificuldade imposta pelos fortes ventos, Lars e Samuel conseguiram subir ao pódio junto com os irmãos irlandeses Peter O’Leary e Rob O’Leary, que foram os grandes campeões.
O velejador Lars Grael, mesmo com a deficiência em função de um acidente sofrido em 1998, quando perdeu a sua perna direita, está entre os melhores velejadores do mundo, tendo conquistado o campeonato mundial e diversos outros títulos, disputando de igual para igual com os melhores nomes da vela mundial. Samuel Gonçalves, seu proeiro, é um velejador revelado pelo Projeto Grael.