A cantora Adriana Calcanhotto traz a sua turnê internacional “A Mulher do Pau Brasil” ao Teatro Municipal de Niterói, nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), às 19h. As duas apresentações terão canções inéditas e releituras.
“A Mulher do Pau Brasil” foi idealizado como “concerto-tese”, ou seja, uma conclusão da residência artística da cantora na Universidade de Coimbra, onde esteve nos últimos dois anos entre cursos e apresentações. A imensa repercussão do show gerou uma turnê. Acompanhada por Bem Gil e Bruno Di Lullo, Adriana elaborou um roteiro com músicas compostas no período lusitano, releituras (a recente “As Caravanas”, de Chico Buarque, por exemplo) e também clássicos de seu repertório, como “Inverno”, “Vambora” e “Esquadros”.
A inédita canção-título abre o show em tom autobiográfico (“Nasceu no Sul / Foi para o Rio / E amou como nunca se viu”) e também retoma o nome de um espetáculo do início da carreira de Adriana, ainda em Porto Alegre, nos anos 1980. Foi quando começou a ser instigada pelo “Manifesto da Poesia Pau Brasil”, do modernista Oswald de Andrade, e toda a sua influência no movimento tropicalista décadas depois. Tais temas sempre estiveram presentes na obra de Adriana e ressurgiram com intensidade no período português.
Não à toa que “Vamos Comer Caetano”, composta para o disco “Maritmo” (1998), foi retomada no repertório e sublinha o conceito antropofágico da apresentação, através da ideia de devorar, se apropriar e reinventar a informação que vem de fora.
O Teatro Municipal fica na Rua Quinze de Novembro 35, no Centro. Ingressos: R$ 100.