Bonecos mamulengos

O Teatro Popular Oscar Niemeyer apresenta nesse sábado e domingo, às 16h, o espetáculo “Jongo Mamulengo”. Com direção de Adriana Schneider, a obra celebra a história do jongo como patrimônio imaterial do Brasil, por meio de um cenário simples e cheio de brasilidade. O público vai poder assistir a um pedaço da grande história do samba carioca e celebrar, com muita alegria, o jongo, o Morro da Serrinha e o Império Serrano. Uma brincadeira de bonecos de mamulengos feitos especialmente pelo mamulengueiro Zé Lopes, da Zona da Mata pernambucana. Vovó Maria Joana, Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Mestre Darcy, Aniceto do Império, Silas de Oliveira, Clara Nunes e muitos outros ganham vida nas mãos dos atores do Coletivo Bonobando. As cantoras e músicos do Jongo da Serrinha se juntam à brincadeira cantando tesouros da nossa música. Programa imperdível.

Importante
O Centro de Artes UFF abriu inscrições para a Chamada Pública de ocupação dos espaços da Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos e do Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada. O edital tem por objetivo selecionar projetos de artistas ou grupos artísticos interessados em integrar o calendário de exposições para o próximo ano, no período de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020. As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto de 2018.

Lançamento e posse

O escritor e produtor cultural Jordão Pablo de Pão lança seu livro “O Mar do Meu Velho”, no próximo dia 25 às 18h30, no Solar do Jambeiro. O livro é uma antologia de poemas e de contos curtos inspirados nas leituras do autor sobre o mar e registros de memórias sobre a vida de seu pai, pescador por mais de 50 anos. O autor também toma posse na Academia Niteroiense de Letras e recebe a medalha escritor José Cândido de Carvalho, da Câmara Municipal de Niterói.

Comemoração

A Associação de Amigos dos Enfermos da Casa Maria de Magdala convida para as comemorações 27 aniversário que acontece nesse sábado, às 10h. Também serão inauguradas as novas instalações do Lar Infantil, Plataforma Elevatória, que atenderá aos assistidos pelo Atendimento Educacional Allan Kardec. A Coluna parabeniza a instituição e seu excelente trabalho ao longo desses anos.

Cadê o frio?

A Coluna deu um giro e viu que algumas lojas trocaram peças de suas coleções de inverno por modelos aos estilo verão, já que o frio não anda dando sinal. As estações andam mudando literalmente pra surpresa de todos nós.

Exposição

Está em cartaz no Sofitel Ipanema, até o dia 6 de agosto, a exposição coletiva “Speech”, com curadoria da artista plástica Lu Valença.

Pré-vestibular social

O Coletivo Direito Popular, fundado por estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), criou o pré-vestibular social, 100% gratuito. A iniciativa está na primeira fase, que é a captação de professores e colaboradores voluntários. O projeto tem como objetivo aproximar as temáticas do Direito às periferias, materializando os discursos críticos ensinados na faculdade. De acordo com Paulo Henrique, um dos fundadores, a ideia é promover o despertar e interesse dos alunos para a construção de um mundo melhor, com acesso à Educação e Cultura. As inscrições para os alunos devem começar nesta semana. As aulas devem começar na primeira semana de agosto.

Musical sobre Nara Leão no palco da UFF

A vida da cantora Nara Leão, contada em musical, está em cartaz nesse sábado e domingo no Teatro da UFF. O espetáculo musical “Nara – A menina disse coisas”, foi escrito pelo jornalista Hugo Sukman, e é estrelado pela atriz Aline Carroccino. Programa que a Coluna indica.

Carne nova

Uma churrascaria está prestes a diversificar sua atuação em Niterói. Para tanto, deve abrir uma filial no Jardim Icaraí, para atender no sistema à la carte. O endereço está praticamente acertado, mas o projeto ainda está na fase do preparo, só daqui a um tempinho estará no ponto para ser servido!

Mãos coloridas

Quem é antenada já sabe: mãos em tons pastéis estão em alta, mas com um detalhe, uma unha de cada cor, em tons de degradê. Quem entende do assunto aposta que a moda tem tudo pra pegar, pois alia o clássico do neutro com o ousado da mistura de cores.