O prefeito Rodrigo Neves e o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, lançaram, nesta semana, em Los Angeles, nos Estados Unidos, a Niterói Film Commission e também uma linha de investimento, no valor de R$ 1 milhão, para produções estrangeiras que queiram filmar em Niterói. A cerimônia foi realizada no Consulado Geral do Brasil e contou com a participação de produtores, artistas, roteiristas, profissionais da indústria cinematográfica e ligados a área do comércio exterior.
“Niterói tem um potencial extraordinário na economia criativa, no cinema e no audiovisual. O programa Niterói Cidade do Audiovisual contribui não apenas para o desenvolvimento nesse setor, mas em outras atividades econômicas importantes para a cidade, como o turismo, além de incentivar a geração de empregos e riqueza”, disse Neves.
Com a Film Commission, a prefeitura pretende ampliar a competitividade de Niterói como destino de filmagem de produções nacionais e internacionais, potencializando o impacto econômico proveniente da atividade audiovisual, atraindo investimentos, gerando emprego, renda, arrecadação de impostos, crescimento e valorização da cidade, além do incremento ao turismo. A entidade vai promover também ações para reforçar a percepção de Niterói como lugar de vanguarda na recepção de novas tecnologias, tendências e necessidades do mercado, consolidando o município como um dos principais polos produtores de conteúdos audiovisuais no Brasil.
“O lançamento nos Estados Unidos foi importante para divulgar internacionalmente a iniciativa. Eu penso que esse projeto tem muito para contribuir para o desenvolvimento não apenas da cidade, mas do setor audiovisual brasileiro. Realmente Niterói tem uma vocação para a indústria audiovisual e muita coisa pode ser feita para colocá-la no mapa da indústria audiovisual global”, explicou Sá Leitão.