Com dois feriados nacionais se aproximando — a Sexta-feira Santa (18) e o Dia de Tiradentes (21) — e, no Estado do Rio de Janeiro, o feriado de São Jorge no dia 23 de abril, muitos brasileiros já se preparam para um possível “feriadão” prolongado. Para quem conseguir folgar também no dia 22, serão seis dias consecutivos de descanso. A questão é: como aproveitar esse período sem culpa e sem comprometer as responsabilidades do dia a dia?

Segundo Daniele Rodrigues, diretora da Associação de Negócios do Brasil (ANB) no leste fluminense e especialista em liderança e gestão do tempo, é possível sim descansar de forma plena e consciente, independentemente do tipo de trabalho. “Descansar não é luxo, é necessidade. A culpa geralmente vem da falta de planejamento. Quando nos organizamos antes, conseguimos aproveitar melhor o tempo livre, com a mente mais tranquila”, explica.

Para profissionais que atuam com metas e entregas, Daniele recomenda antecipar demandas e focar em prioridades na semana anterior ao feriado. Além disso, é importante evitar compromissos pesados no retorno. Já para empreendedores, a dica é alinhar responsabilidades com a equipe, preparar o negócio para eventuais emergências ou comunicar com antecedência o fechamento das atividades.

Confira cinco dicas práticas para se organizar antes do feriado:

1. Faça uma lista de tarefas e categorize por urgência e importância
2. Evite iniciar projetos novos e finalize o que está em andamento
3. Negocie prazos com clientes e alinhe expectativas com a equipe
4. Deixe a casa ou local de trabalho limpo e organizado antes de sair
5. Reserve um tempo na volta para se reorganizar e retomar o ritmo

Além da organização, Daniele reforça a importância de desconectar. “Priorize momentos offline. Às vezes, descansar é não fazer nada, e está tudo bem com isso”, afirma. Para quem vai viajar, a dica é preparar tudo com antecedência e evitar gastos impulsivos. Já quem vai ficar em casa pode investir em pequenas práticas de bem-estar, como leitura, autocuidado ou simplesmente relaxar.

“É possível viver um feriado mais leve mesmo sem viajar. A produtividade não é sobre fazer mais, e sim sobre fazer o que importa. E, em alguns momentos, o que importa é apenas parar e respirar”, conclui a especialista.