O Grupo Águas do Brasil, por meio de sua concessionária Águas de Niterói, fez uma doação para a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), que possibilitará a implantação da avaliação neuropsicológica em cerca de 400 crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e deficiência intelectual. Um cheque simbólico de R$ 476 mil, foi entregue, na sede da AFR. A cerimônia contou com a presença do diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, da presidente da AFR, Maria Augusta de Figueiredo, e do superintendente da AFR, Telmo Hoelz.
A doação do Grupo vai viabilizar a implantação da avaliação neuropsicológica por meio de bateria de testagem neuropsicológica em todas as crianças atendidas no serviço com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo de deficiência Intelectual e ampliar o número de atendimentos para esse público. O projeto também tem como objetivo adquirir mais subsídios para uma melhor avaliação biopsicossocial e o encaminhamento de um tratamento mais adequado para cada caso.
“Encontramos, na parceria com a AFR, uma oportunidade de seguir fazendo a diferença para a população de Niterói. Buscamos incentivar projetos que contribuam diretamente para a qualidade de vida dos niteroienses, e estejam alinhados ao nosso compromisso com a responsabilidade social. Agradecemos a entrega e disponibilidade dos profissionais da AFR que fazem a diferença na vida das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo”, declarou o diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves.
A doação contempla o custeio da compra de equipamentos para montagem das salas de psicomotricidade, a compra dos testes neuropsicológicos e a contratação de sete profissionais capacitados. O projeto ainda prevê a implantação de atendimentos com fisioterapeutas psicomotricistas, para a absorção da demanda de encaminhamentos após avaliação biopsicossocial, e a ampliação dos atendimentos com neuropsicopedagogos para a absorção da demanda de encaminhamentos após avaliação biopsicossocial.
“Vivemos um tempo em que a responsabilidade social empresarial se consolida como força transformadora. O Grupo Águas do Brasil, parceiro de longa data da AFR, reafirma seu compromisso com a comunidade ao apoiar nosso projeto aprovado no PRONAS/PCD. Essa iniciativa beneficiará 396 crianças em situação de vulnerabilidade, com TEA e outras deficiências intelectuais. Parcerias como essa frutificam, transformam vidas e reafirmam que, juntos, podemos ir mais longe”, declarou o superintendente da Associação Fluminense de Reabilitação, Telmo Hoelz.
A Associação Fluminense de Reabilitação é uma instituição filantrópica, privada e sem fins lucrativos, que atua há 66 anos na melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com deficiências.