O legado de Paulo Gustavo, um dos maiores nomes do humor brasileiro, será celebrado de forma inédita no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) a partir do dia 13 de abril. A exposição “Rir, um ato de resistência” propõe uma experiência imersiva e sensorial que convida o público a mergulhar na trajetória pessoal e artística do ator e humorista, cuja genialidade marcou a cultura brasileira.
Idealizada pela família de Paulo Gustavo, com destaque para a participação de seu marido Thales Bretas, a mostra permanece em cartaz até o dia 1º de junho. A curadoria é assinada por Nicolas Martin Ferreira, com co-curadoria de Juliana Cintra.
Mais do que uma homenagem, a exposição traz uma abordagem atual e multilinguística, reunindo registros íntimos da vida de Paulo, figurinos icônicos de personagens marcantes e referências às obras de arte contemporânea pelas quais ele tinha grande admiração. Tudo isso apresentado de forma sensorial, ressaltando a irreverência, a energia vibrante e o amor pela arte que sempre acompanharam o artista.
Realizada na cidade natal de Paulo Gustavo, a mostra também se propõe a reforçar a importância do humor como forma de resistência e expressão cultural. É uma oportunidade única de revisitar sua obra sob uma nova perspectiva — agora, eternizada no espaço museológico de um dos principais cartões-postais de Niterói.