Foto: Guto Rodriguez
Niterói é a terceira cidade do Brasil com o maior índice de escolaridade. Os dados do Censo de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o tempo médio de estudos na cidade é de 12,2 anos, superando a média nacional, que é de 9,6 anos. O resultado é reflexo dos investimentos da cidade na formação dos estudantes e na qualidade do ensino.
O Censo 2022 também constatou que Niterói é a segunda cidade brasileira e a primeira do estado com mais de 100 mil habitantes com a maior proporção de pessoas com mais de 25 anos com ensino superior: 43% dos moradores da cidade são diplomados.
O secretário de Educação de Niterói, Bira Marques, avalia que os índices comprovam que Niterói é uma cidade que valoriza e investe em educação, desde a creche até o ensino superior.
“A partir de uma educação de qualidade e de políticas públicas que priorizam o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas, Niterói se torna um exemplo de como a educação é transformadora, promovendo mais oportunidades, reduzindo desigualdades e garantindo um futuro promissor para as próximas gerações”, pontuou Bira Marques.
Segundo o professor, doutor e mestre em Educação, e subsecretário de Desenvolvimento Educacional de Niterói, Armando Arosa, os dados refletem o impacto positivo de um planejamento educacional estruturado.
“Esse destaque se deve ao compromisso permanente com a qualidade da educação. Esse avanço reflete também os investimentos estratégicos e as políticas educacionais que buscam o aperfeiçoamento dos processos educativos em nossas escolas. Além disso, as parcerias da Prefeitura com a comunidade acadêmica, em especial com a Universidade Federal Fluminense (UFF), fortalecem as conexões com a sociedade em geral. Esses esforços demonstram que uma educação pública de excelência é um pilar fundamental para o desenvolvimento social da cidade”, destacou.