A Águas de Niterói participou de uma ação especial de Carnaval, nesta terça-feira (25), na Praça do Pedágio, na Ponte Rio-Niterói. Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a iniciativa teve como objetivo alertar motoristas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis durante o feriado e contou com a participação de cerca de 80 pessoas.

Responsável pelo serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto no município, a Águas de Niterói apresentou as consequências do descarte irregular na rede coletora de esgoto, principalmente do óleo de cozinha usado em ralos e pias. A concessionária, por meio do programa Olhar Ambiental Trata Óleo, conscientiza a população sobre a forma correta de descartar esse resíduo, disponibilizando Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade.

A empresa também distribuiu brindes para auxiliar na destinação correta dos resíduos, como lixeiras para carros, e itens que contribuem para a recuperação do meio ambiente, como um lápis-semente que pode ser plantado após o uso.

A ação contou com atividades interativas, como um simulador de impacto, que reproduz a força de uma colisão frontal e reforça a importância do uso do cinto de segurança. O evento teve também a participação do Detran-RJ, que simulou a direção sob efeito de álcool, demonstrando na prática os riscos de dirigir embriagado, e da Operação Lei Seca, que promoveu conscientização para motociclistas.

“A ação foi uma oportunidade valiosa para reforçar a importância da educação ambiental. A receptividade do público demonstrou a necessidade de conscientização sobre o descarte correto de resíduos e os impactos do óleo na rede de esgoto. Atividades como essa são fundamentais para estimular mudanças de hábito e contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente e a eficiência dos sistemas de saneamento”, ressaltou a analista de Meio Ambiente da Águas de Niterói, Giovana Sales.