Empresa também foi destaque na coleta e reciclagem de óleo de cozinha usado, com o programa Trata Óleo
A concessionária Águas de Niterói conscientizou cerca de 2.900 pessoas sobre a importância do saneamento básico e recolheu quase 2 mil litros de óleo de cozinha usado em 2024, contribuindo para a preservação do meio ambiente, especialmente dos recursos hídricos. As atividades fazem parte dos programas Olhar Ambiental Educação e Olhar Ambiental Trata Óleo.
O eixo Trata Óleo alinha consciência ambiental com responsabilidade social, oferecendo à população um meio correto para a reciclagem do óleo de cozinha usado por meio dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), disponíveis na loja de atendimento da concessionária, na Rua Coronel Gomes Machado, 118, no Centro de Niterói, e em diversos outros pontos da cidade. Para consultar os demais pontos de entrega, os moradores de Niterói podem acessar o site https://olharambiental.grupoaguasdobrasil.com.br/trata-oleo/.
“A arrecadação de óleo usado é um exemplo de ação concreta que podemos adotar para reduzir a poluição e contribuir para a economia circular. Ao incentivar essa prática nas escolas e comunidades locais, não apenas evitamos danos ao meio ambiente, mas também estimulamos o senso de responsabilidade e a participação ativa na construção de um futuro mais sustentável”, destacou a analista de Sustentabilidade da Águas de Niterói, Giovana Sales.
O Olhar Ambiental foi criado há 10 anos pelo Grupo Águas do Brasil, com o objetivo de difundir conhecimentos e habilidades para a conservação do meio ambiente, uso consciente da água, gestão de resíduos e universalização do saneamento básico. O eixo Educação da Águas de Niterói contou com quase 600 atividades em 2024, como visitas às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da concessionária, exposições sobre saneamento, concursos culturais, participações em eventos e oficinas sobre o meio ambiente.
“Sempre destaco a importância da educação ambiental nas escolas, que é essencial para formar cidadãos críticos e comprometidos com a preservação do nosso planeta. Ensinar desde cedo sobre práticas sustentáveis e os impactos das nossas ações no meio ambiente cria uma geração mais consciente e capaz de fazer escolhas responsáveis”, finalizou Giovana Sales.