Atualmente com 13 anos, Morela é um jovem velejador brasileiro de Niterói que se destaca como um dos novos talentos na vela.
Este ano, após resultados obtidos ao longo de 2023, Morela integrou o Time Brasil e representou o país no Campeonato Norte-Americano de Optimist em Porto Rico. Em busca de sua continuação no time no ano de 2025, está melhorando, a cada dia, sua colocação no ranking estadual para conseguir vaga visando o brasileiro.
No último fim de semana, nos dias 28 e 29 de setembro, as águas da baía de Guanabara sediaram a penúltima prova de ranking da classe optimist que pontua os atletas que irão representar o estado do Rio de Janeiro no campeonato brasileiro que acontecerá na primeira quinzena de janeiro na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Foram quatro regatas, duas por dia.
Na primeira regata, Morela chegou em primeiro, ganhando da atual campeã brasileira e do campeão sul-americano e europeu. Nas três outras regatas, ficou em 8°, 10° e 12°. Mas, com o descarte da última regata, conseguiu o total de 19 pontos, ficando na sexta colocação geral e garantindo o pódio de terceiro lugar na categoria juvenil. A premiação acontecerá com a última prova de ranking estadual que será em outubro na mesma raia.
Que Miguel Morela consiga ficar entre os dez do nosso estado e representar, também, o projeto Grael e sua cidade natal, Niterói.