A concessionária Águas de Niterói inaugurou, no dia 24 de setembro, seu novo Centro de Controle Operacional (CCO), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. O equipamento traz tecnologia de ponta, investimento em automação e excelência operacional para todos os serviços da empresa.
Esse investimento contribui diretamente para a qualidade dos serviços da Águas de Niterói. No Centro de Controle Operacional, especialistas monitoram, 24 horas por dia, sete dias por semana, todo o abastecimento da cidade. A nova estrutura também possibilita o acompanhamento das demandas de programação de serviços operacionais e comerciais, visando maior eficiência e otimização dos recursos.
Águas de Niterói já investiu, desde o início de sua operação, em 1999, mais de R$ 1,3 bilhão no saneamento local. O retorno dos anos de trabalho pode ser visto na expansão dos serviços na cidade. Antes da concessão, apenas 72% da cidade era atendida com água tratada. Em apenas três anos à frente dos serviços, a empresa passou a abastecer 100% da população, levando água para toda a Região Oceânica. Já o sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade chegava a apenas 35% dos moradores. Hoje, ele conta com nove Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que tratam 100% do esgoto coletado.
Niterói é a melhor cidade do estado do Rio de Janeiro, e a sexta do Brasil em saneamento, segundo o Ranking do Instituto Trata Brasil. A cidade também é destaque no combate a perdas de água, com o seu programa Água de Valor. Niterói conta com um Índice de Perdas na Distribuição (IPD) inferior a 25%, número bem menor do que a média nacional.
“Estamos em um momento importante aqui em Niterói, com as metas contratuais alcançadas, como uma referência de saneamento. E, mesmo assim, é o que eu costumo dizer para a equipe, não podemos descansar. Continuamos em busca de eficiência, excelência, e melhoria contínua. E, eu acho que esse novo CCO reflete um pouco tudo o que nós buscamos nos últimos anos. Um investimento muito pesado em tecnologia e automação, e um investimento para que a gente seja muito eficiente e continue seguindo em busca de excelência operacional”, declarou o diretor-executivo da Águas de Niterói.