Idealizado pela paraense, “Beleza para Todas” quer transformar a estética em algo acessível, e levantar a autoestima de mulheres em situação de vulnerabilidade financeira

 A estética tem se transformado cada vez mais em artigo de luxo, acessível apenas a uma parcela privilegiada da população. Só em 2024, o setor de salões teve um aumento de preços de 7,83%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Essa realidade evidencia uma profunda desigualdade social, onde mulheres mais pobres são sistematicamente excluídas de um mercado que privilegia a aparência como um fator determinante de valor e sucesso.

E se engana quem acha que essa exclusão é meramente superficial – ela possui implicações sérias na vida destas mulheres, afetando sua autoestima, oportunidades de emprego e inclusão social. Diante deste cenário, muitos espaços passaram a oferecer preços mais acessíveis e ações pontuais. Entre eles está o Studio Yara Castanha, criado pela atriz e modelo Yara Castanha, a “Dalila” de “Mar do Sertão”. A empreendedora, natural de Parauapebas, no interior do Pará, decidiu abrir as portas do seu estúdio e oferecer “Um Dia de Princesa” para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica.

Situado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, o projeto social “Beleza para Todas”, oferece os serviços disponíveis no estúdio de forma gratuita a uma parcela da população carioca. O objetivo é fazer com que estas mulheres se façam presentes nestes espaços, livrando-as, mesmo que temporariamente, das pressões estéticas da sociedade. Os serviços desde os mais comuns, como cortes e escovas, até tratamentos de pele, e aplicação de produtos como botox capilar e semelhantes.

– A beleza se tornou algo muito elitizado, e isso tira dela a sua função social. Acredito que pequenos gestões de cuidado pessoal podem transformar o ânimo e a autoestima de uma pessoa, mas como fazer isso se essas mulheres não tem acesso a este serviço? Para muitas delas é a primeira vez em um estúdio de beleza, e acredito que deveríamos tratar este espaço como um lugar rotineiro, e não apenas como um “luxo”. Essa ação mostra que a beleza pode sim ser inclusiva e transformadora, e que todos merecem se sentir bem consigo mesmos, independente da sua situação financeira – afirma Castanha.

Em estágio inicial, o projeto leva poucas mulheres por mês ao estúdio, mas de acordo com Yara, a ideia é ir expandindo através de parceria e investimentos que permitam números maiores. A seleção é realizada pela própria, através das suas redes sociais, e não possuí requisitos específicos, exceto a questão da disposição financeira. Ela conta que a inspiração surgiu a partir de sua história, no interior do Pará. Desde pequena a atriz e modelo conviveu com concursos de beleza, sofrendo na pele as pressões estéticas que a sociedade impõe, e decidiu que iria oferecer um ambiente onde as mulheres poderiam se redescobrir e se amar.

Socialidade unida com sustentabilidade

Pensando ainda em oferecer um ambiente que ofereça não somente uma função social, mas também contribua para tornar o segmento mais sustentável, a empreendedora investiu em uma linha própria de produtos, o Yara Castanha Cosmetics. Nortista de carteirinha, ela desenvolveu fórmulas que usam ingredientes naturais da Amazônia, como cupuaçu e castanha, em produtos para pele e cabelo. Além da conexão com a floresta, toda a linha é vegana, reafirmando o compromisso sustentável da marca.

– Acredito que beleza e sustentabilidade devem andar de mãos dadas. E me incomoda muito aquela ideia de que o que vem de fora é melhor, sendo que temos no nosso país ativos naturais que são extremamente ricos em recursos para cosméticos, trazendo não só estética, mas nutrientes que contribuem para melhorar a saúde da mulher. Então devemos sempre priorizar produtos que não apenas promovam beleza, mas que respeitem e valorizem nossas riquezas naturais, oferecendo o melhor da nossa biodiversidade – explica.

Além do uso no salão e da possibilidade de home care, Yara também pretende levar a linha para fora do país. Atualmente, a empreendedora está nos Estados Unidos, onde apresenta a marca para comerciantes locais, com o propósito de fortalecer ainda mais a presença e imagem brasileira no exterior.

Mais informações em: https://www.instagram.com/studioyaracastanha/