O presidente da Confederação Brasileira de Lutas e Artes Marciais, o Grão Mestre Antônio Carlos Dias, e o mestre Guilherme Farias, detentor de vários títulos, também foram homenageados
O deputado estadual Vitor Junior (PDT) entregou, na quinta-feira (13), uma moção de aplausos a lutadores de artes marciais do Estado do Rio, que se destacaram no campeonato mundial UIAMA World Championship. A competição foi realizada no mês passado, em Buenos Aires.
Os kickboxers Jean Monteiro da Silva e Cauã Fernandes Costacurta sagraram-se bicampões da modalidade kikc light. Já Lucas Santos de Oliveira e Djalma Ribeiro Gago Filho conquistaram o bicampeonato mundial de boxe.
Também foram homenageados com a moção, o Grão Mestre Antônio Carlos Dias, que é o atual presidente da Confederação Brasileira de Lutas e Artes Marciais (CBLAM), e o mestre Guilherme Farias, detentor de vários títulos, pela dedicação e empenho ao longo dos últimos anos, no ensinamento das artes marciais e treinamento de atletas.
O parlamentar destaca o poder transformador do esporte e enfatiza que é um importante instrumento de inclusão social e de promoção da saúde.
“Esses atletas trazem muito orgulho para o nosso Estado, que a trajetória deles possa ser inspiração para muitas crianças e jovens. Se queremos transformação, de fato, para aqueles que mais precisam, se a gente quer fazer um Estado do Rio melhor, o caminho é através do esporte, da educação. Seguimos trabalhando aqui na Alerj para ampliar as políticas públicas que promovam o acesso à prática do esporte para o desenvolvimento de crianças e jovens, especialmente em áreas de vulnerabilidade social”, afirma Vitor Junior.
Atual presidente da Confederação Brasileira de Lutas e Artes Marciais (CBLAM), o Grão Mestre Antonio Carlos Dias, vem acompanhando esses atletas nos últimos anos e destaca o empenho e a dedicação dos lutadores.
“Fico muito feliz por este reconhecimento. Me sinto muito honrado em ver a evolução desses atletas. É bom poder compartilhar desse importante momento com eles”, diz Antônio Carlos, que é detentor de 10 títulos mundiais, oito títulos panamericanos, oito sulamericanos, 16 brasileiros e 16 estaduais.
Bastante entusiasmados e agradecidos com o reconhecimento e a entrega da moção, os atletas contaram que já estão se preparando para um novo desafio: o mundial da Itlália, em 2025.
“Muito gratificante receber esta homenagem. Quero muito agradecer ao deputado. A gente batalha muito para trazer resultados e este é um enorme reconhecimento. Este é só o segundo título, com certeza, teremos muito mais pela frente”, revela o bicampeão Jean Monteiro da Silva. “Nunca imaginei estar vivendo uma experiência como essa. São 18 anos de luta e hoje também coordeno e dou aulas em um projeto social em Niterói. O esporte realmente é capaz de transformar vidas. Foi assim comigo e vejo as oportunidades com meus alunos tambpem”, completa Djalma Ribeiro Gago Filho.
Faixa Preta Quinto Dan de Kickboxing e Grau Preto e Branco de Muaythai, o mestre Guilherme Farias, com 19 anos de luta, compartilha não só sua experiência com atletas, como agora também a homenagem. Ele tem no currículo títulos como pentacampeão mundial de Kickboxing (UMK); tricampeão Sul-americano de Kickboxing (WAKO); campeão Pan Americano de Kickboxing (UIAMA); tricampeão brasileiro de Kickboxing (CBKB); bicampeão Copa do Brasil de Kickboxing (CBKB); hexacampeão estadual de Kickboxing (FKBERJ); campeão carioca de Muaythai e campeão estadual de Muaythau pela Liga Carioca.
“Só tenho a agradecer essa homenagem, que tem uma grande representatividade para minha trajetória na luta. Voltei a lutar em 2023, após quase um ano parado depois de uma lesão. E fui campeão na primeira luta de retorno. Poder estar voltando e estar na Alerj recebendo essa homenagem é um grande incentivo para eu continuar competindo e contribuindo com o desenvolvimento desses atletas”, finaliza Guilherme Farias.