Águas de Niterói recebeu, no dia 17 de abril, o Selo Prosegh pelo Projeto de Regularização Sanitária da Região Oceânica. O projeto tem como objetivo combater o descarte irregular de esgoto, e já garantiu que 4,3 milhões de litros de esgoto sem tratamento deixassem de ser lançados, mensalmente, nos corpos hídricos de Niterói, desde seu lançamento, em janeiro do ano passado. Esse é o segundo ano consecutivo que a concessionária é reconhecida. Em 2023, a empresa foi premiada pelo trabalho de combate a perdas de água na Ilha da Conceição. A premiação foi realizada no Museu do Amanhã, no Centro do Rio, durante a abertura do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro.
O Projeto de Regularização Sanitária é uma união de dois programas realizados pela Águas de Niterói: o “Se Liga”, iniciado em 2013 em apoio ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e o “Ligado na Rede”, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS). Desde 2023, o “Ligado na Rede” já realizou mais de 13 mil vistorias. Além disso, já executou de forma gratuita a interligação de 330 imóveis à rede coletora de esgoto, por meio de um viés social que oferece a ligação para famílias beneficiárias do Cadastro Único.
O gerente de Operações da Águas de Niterói, André Malhano, representou a concessionária e destacou que o projeto tem como objetivo fiscalizar 100% dos imóveis da Região Oceânica do município. Para ele, o prêmio é um reconhecimento do trabalho contínuo da Águas de Niterói para levar mais saúde e qualidade de vida para todos os niteroienses.
“Esse prêmio reconhece o nosso trabalho em incentivar e conscientizar a população sobre a importância do serviço de coleta e tratamento de esgoto, destacando os benefícios socioambientais e nossa contribuição para a preservação dos recursos hídricos. Que ele inspire e motive a ampliação dos nossos esforços, alcançando toda a população de Niterói, transformando positivamente a nossa cidade e a vida das pessoas”, afirmou André Malhano.